Um sistema que utiliza programação orientada a aspectos é composto dos seguintes componentes:
A linguagem de componentes que deve permitir ao programador escrever programas que implementem as funcionalidades básicas de um sistema, sem precisar prever nada do que será implementado com a linguagem em aspectos. A linguagem de componentes concentra-se na fase de análise de requisitos do sistema, mas precisamente envolvidos com a regra de negócio.
Linguagem de Aspectos: A linguagem de aspectos dever suportar a implementação das propriedades desejadas de forma clara e concisa, fornecendo mecanismos necessários ao programador elabora estruturas que definam como os aspectos serão envolvidos.
Programas de componentes: é um arquivo fonte escrito em determinada linguagem de programação, por exemplo: Java, C, C++, onde o desenvolvedor codifica regra de negócio de acordo com a análise de requisitos.
Um ou mais programas de aspectos: é o arquivo fonte codificado em um linguagem de aspectos como, por exemplo: AspectJ, AspectC entre outras. A ainda a preocupação de determinar qual linguagem de aspectos será utilizada para determinada situação, pois elas tem características diferentes e são aplicadas para tarefas especificas.
Combinador de Aspectos: a sua função é combinar os programas escritos em uma determinada linguagem de componentes, que são as classes onde são determinadas a regra de negócio, com os programas escritos em linguagem de aspectos, as classes aspectos.
Composição de sistemas utilizando programação orientada a aspectos. |
Postado por: Murilo Almeida, ADS - 6º Período
Nenhum comentário:
Postar um comentário