Blog destinado a cadeira de Novas Tecnologias do curso de ADS da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA. Equipe: Argemiro Júnior, Douglas Viana, Hélio Marcus e Murilo Almeida.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Problemas com os aspectos
Tudo possui vantagens e desvatagens. E é importante se conhecer as duas faces. Com a programação orietada a aspectos não é diferente. Iremos agora explorar os pontos negativos deste
-Depuração:Ao se usar a orientação a aspectos, não se é possivel depurar erros nos trechos de interceção entre os dois codigos, aspecto e codigo base.Dessa maneira, a eliminação de bug e falhas se torna mais complexa.
-Execução inadvertida de aspect por metodo: Se o programador não souber ou esquecer os pointcuts que os aspectos estão monitorando, os resultados podem ser imprevisiveis.
-Estagio inicial: Esse paradigma ainda não foi completamente estudado, analisado, consolidado, deixando muitas brechas ainda abertas em seus usos.
-Falta de incentivo, metodologias: Esse paradigma é pouco divulgado, não existem muitos incentivos abertos a seu uso, assim como a inexistencia de uma metodogia para seu uso.
-Advices multiplos se referindo a mesmo pointcut: Se varias referencias apontam para o mesmo ponto do programa sem observação atenta, o resultado da execução de ambos é dubia, podendo comprometer o sistema.
-Pointcut duplicado, anonimo, usado em outro aspecto: Todos esses, combinando com a falta de depuração, tambem geram problemas de confusão que podem levar muito tempo para serem encontrados.
Existem mais problemas relacionados a orientação a aspectos que não foi comentada aqui. Mas sabendo destes, cada um pode agora avaliar se vale a pena o uso desse paradigma ou não em seus projetos.
referencias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_aspecto
http://www.dextra.com.br/empresa/artigos/aspectprog.htm
http://www.guj.com.br/java/22100-orientacao-a-aspectos-x-padroes-de-projeto/2
http://www.ic.unicamp.br/~rocha/college/src/aop.pdf
http://www.lisha.ufsc.br/teaching/sce/ine6511-2003-2/work/aopj/relatorio.pdf
Postado por: Douglas Viana dos Santos, ADS - 6º periodo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário