domingo, 15 de abril de 2012

Padrão de Projeto Mediator

O Mediator é um padrão de projeto pertencente ao conjunto GoF de padrões de projeto. Classificado como padrão comportamental devido a maneira que ele pode alterar seu a execução do software.

                O objetivo do mediator é gerenciar as colaborações entre um grupo de objetos.  Define um objeto que encapsula as interações dentre desse grupo. Foi criado para resolver problemas de comunicação entre classes em um sistema, diminuindo assim a complexidade e o acoplamento. Melhora a leitura e manutenibilidade do programa, que seria muito maior caso não existisse o mediador no projeto, pois as colaborações teriam que ser distribuídas entre as próprias classes, gerando a necessidade de mecher em todas, caso fosse necessário atualizar algo. Com o padrão mediator, a comunicação entre os objetos é encapsulada com um objeto mediador. Isso reduz a dependência entre os objetos que estão se comunicando.

Exemplo em um jogo:
Esse exemplo ilustra o projeto de um jogo de RPG em turnos. Existem 3 classes, “Ken” e “Ryu” representando os lutadores, e a classe “Fight” que é o nosso mediador, responsável por gerenciar as interações entre os lutadores. Em nenhum momento  as classes que estao sendo mediadas conversaram entre si, sempre interagem com o mediador que faz a comunicação entre elas.

Referencias:
•http://abrindoojogo.com.br/padroes-de-projeto-para-games-mediador
•http://imasters.com.br/artigo/21642/dotnet/o-padrao-de-projeto-mediator-na-pratica
•http://s2i.das.ufsc.br/tikiwiki/apresentacoes/padroes_de_projeto.pdf
•http://www.allapplabs.com/java_design_patterns/mediator_pattern.htm
•http://pt.appbrain.com/app/air-control-lite/dk.logisoft.aircontrol

Postador por: Hélio Marcus, ADS - 6º Período

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